Grupo de Alta Tensão
Em atualização!
Ano de formação: 2017
Líder(es) do grupo: Prof. Dr. Estácio Tavares Wanderley Neto
Área predominante: Engenharias; Engenharia Elétrica
Site: www.lat-efei.org.br
Repercussões
O grupo tem por objetivo trabalhar nas áreas de técnicas de alta tensão, materiais e equipamentos elétricos, tendo por base estudos e ensaios realizados no Laboratório de Alta Tensão da Universidade Federal de Itajubá, o LAT-EFEI. Neste cenário, o grupo dispõe de uma ampla estrutura laboratorial nas áreas de ensaios elétricos, caracterização e processamento de materiais, desenvolvendo pesquisas na área de transformadores eficientes, para-raios, polímeros, entre outros.
Linhas de Pesquisa:
Turmas de Graduação
A disciplina ELE731 – Técnicas de Alta Tensão faz parte da estrutura curricular do Curso de Engenharia Elétrica da UNIFEI, sendo oferecida semestralmente. Nesta disciplina, os alunos tem o seu primeiro contato com os conceitos relacionados à ensaios em equipamentos elétricos de alta tensão, com foco na geração e medição de grandezas elétricas para ensaios e avaliação de resultados. Os conceitos teóricos são aplicados em aulas práticas realizadas com a utilização das principais fontes e sistemas de medição do LAT-EFEI.
Turmas de Pós-Graduação
Fazem parte da grade curricular do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UNIFEI duas disciplinas que utilizam a estrutura do laboratório: EP421 – Técnicas de Alta Tensão e EP423 – Tópicos em Coordenação de Isolamento. A primeira trata-se de uma visão mais aprofundada dos conceitos abordados na disciplina da Graduação, enquanto que a segunda trata de uma visão da coordenação de isolamentos de redes de média tensão com foco nas sobretensões sobre os equipamentos elétricos.
Cursos de Curta Duração
Através de um convênio com a Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria – FUPAI, o LAT-EFEI oferece cursos de curta duração à profissionais do setor elétrico. É regularmente oferecido o curso de Técnicas e Alta Tensão. Outros cursos podem ser oferecidos por demanda.